Como uma Cirurgia Plástica pode evitar que seu filho sofra bullying

O bullying é uma tema atual e que preocupa muito os pais. O bullying pode afetar as relações sociais na infância e tornar a criança mais tímida e inclusive pode afetar seu rendimento escolar. Por isso, esse problema não pode ser simplesmente deixado de lado. Mas como uma cirurgia plástica poderia ajudar nisso?

Todos sabemos que as crianças são por natureza “bulinadoras” e isso não é nada assustador, faz parte da natureza e até da “pureza” das crianças. A criança não mente para agradar e aponta tudo que é diferente dela e do coletivo. Para as crianças, o gordo é gordo, o alto é alto, o baixinho é baixinho, o magro é magrela, o bochechudo é bochechudo, o orelhudo é orelhudo e por aí vai.... Depois conforme vão crescendo e amadurecendo as crianças aprendem que é errado brincar com as diferenças dos outros. Apesar dessas brincadeiras infantis serem parte da natureza humana, elas podem machucar e traumatizar as crianças.

A criança com orelha em abano, nesse contexto, sofre bastante com as outras crianças. Ela é chamada de orelhudo, Dumbo, orelha de Burro etc... Estudos demonstram que esse bullying infantil se intensifica a partir dos 7-8 anos quando as crianças em geral começam com essas brincadeiras. Nessa idade a criança com orelha em abano também começa a “sofrer” com isso.

O crescimento e desenvolvimento da orelha aos 7 anos já está quase completo e uma eventual cirurgia não acarretaria em alteração do crescimento, e o risco de a orelha continuar a abrir também é bem pequeno.

otoplastia, cirurgia de orelha, orelha em abano, Dr Marco Longo, Cirurgião Plástico, bullying

Devido a esses fatos, a Cirurgia Plástica recomenda a realização da Otoplastia a partir dos 7 anos, visto que nessa idade o crescimento da orelha já está quase completo e a criança começa a sofrer com o bullying.

É muito importante nesse processo decisório que a criança deseje operar a orelha e não apenas os pais. A participação da criança no processo decisório é fundamental para o sucesso de todo processo, não sendo recomendado operar a criança contra a vontade dela.

Saiba mais sobre a cirurgia de OTOPLATIA ou Cirurgia de Orelha em Abano

otoplastia, cirurgia de orelha, orelha em abano, Dr Marco Longo, Cirurgião Plástico, bullying

 

Recentemente , o Jornal Hoje da Rede Globo fez uma reportagem sobre Bullying e cirurgia de orelha em abano - otoplastia.

"Bullying faz aumentar procura por cirurgia para reparar orelhas de abano

Levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica mostra que aumentou a procura por operações voltadas para as orelhas de abano. O principal motivo não é a vaidade, mas sim o bullying."

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/07/bullying-faz-aumentar-procura-por-cirurgia-para-reparar-orelhas-de-abano.html

 

Outros links para leitura:

http://br.guiainfantil.com/materias/educacao/auto-estima/solucoes-para-as-orelhas-de-abano-das-criancas/

 

Dr. Marco Vinicius Losso Longo - Cirurgião Plástico

 

Se você tiver alguma dúvida, por favor envia-la para: dr.marco.longo@gmail.com, ou deixe seu comentário abaixo.

Acesse nossa página do facebook

Saiba mais sobre Dr Marco Longo - Cirurgião Plástico / Plastic Surgeon - English Version

No Comments Yet.

Leave a comment