BIOPLASTIA – ALERTA DA SBCP SOBRE O USO DE PMMA

Reproduzimos o alerta da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica regional São Paulo (SBCP-SP) sobre os risco na aplicação da Bioplastia - PMMA. Segurança do paciente em primeiro lugar.

Toda semana recebemos perguntas sobre o uso de PMMA conhecido como procedimento de Bioplastia. Esse texto, serve como esclarecimento aos pacientes e interessados.

Uma pesquisa feita pela SCBP-SP comprova os risco do uso de PMMA. No Brasil, mais de 17 mil casos de complicações por utilização desse produto foram registradas nos últimos 12 meses. Para a maioria dos Cirurgiões Plásticos, o produto deveria ter seu uso e comercialização banidos do mercado nacional.

O PMMA (Polimetilmetacrilato), conhecido como Bioplastia, é um composto de microesferas de acrílico comercializado com diversos nomes como: Metacril®, Pexiglass®, ou Lercite®. O acrílico é um polímero plástico amplamente utilizado na indústria, na produção de canetas, placas, faróis, etc, mas sua utilização no corpo humano não é isenta de riscos.

O maior problema do PMMA é seu caráter permanente. Depois de aplicado o produto se espalha pelo tecido e é muito difícil sua remoção futura. Caso haja uma reação inflamatória ou alérgica do produto é necessário ressecção cirúrgica e em muitos locais do corpo isso se torna virtualmente impossível. Por ser permanente, a medida que os anos passam e o corpo muda sua forma, esse produto pode migrar e comprometer a estética da paciente, piorando.

As aplicações do PMMA são simples de serem realizadas e sua popularidade provavelmente se deve ao seu menor custo comparado ao produto absorvíveis que são mais seguros. Alem de inseguros, os resultados são considerados ruins ou péssimos por 88% dos cirurgiões plásticos, principalmente com o passar dos anos.

Veja a matéria completa abaixo.

Dr Marco Vinicius Losso Longo - Cirurgião Plástico

Se você tiver alguma dúvida, por favor envia-la para: dr.marco.longo@gmail.com, ou deixe seu comentário abaixo.

Acesse nossa página do facebook

Saiba mais sobre Dr Marco Longo - Cirurgião Plástico / Plastic Surgeon - English Version

PMMA, Bioplastia, metacril, Cirurgia plastica,

No Comments Yet.