Como e quando usar os tratamentos estéticos para acabar com as rugas

Você quer acabar com as rugas e ficar mais bonita, mas não sabe a diferença no uso de toxina botulínica e preenchedores e, tampouco dos outros produtos e tratamentos estéticos? Não se preocupe, isso é muito comum. Nesse artigo explicamos a diferença entre os tratamentos estéticos para prevenir e acabar com as rugas.

As rugas aparecem em função do envelhecimento da pele e estão associadas à alguns fatores já conhecidos como: disposição genética, estilo de vida (alimentação, qualidade de sono, tabagismo) e exposição à radiação solar. A medicina estética evoluiu muito em relação aos tratamentos para esse problema, os quais devem ser utilizados de acordo com o local afetado e a profundidade das rugas.

O ideal é buscar o tratamento específico para cada objetivo. “É preciso observar qual é a causa do problema, que pode estar associado à flacidez muscular (que leva à degradação da força dos músculos faciais), à perda de colágeno (geralmente causada em função do tabaco ou da exposição excessiva à luz solar), ou ainda ao emagrecimento extremo e ao envelhecimento natural.

botox, preenchimento, restylane, dysport, estetica, cirurgia plastica, dermatologia, cirurgias plastico, Dr Marco Longo, rosto jovem, rugas, toxina  botulínica, peeling

 

1) Toxina Botulínica (Botox® / Dysport®)

Indicado para: Rugas dinâmicas (de movimento)

A toxina botulínica - conhecida como Botox® e Dysport® (saiba mais) - promove a diminuição da força dos músculos que formam as chamadas rugas dinânicas. A toxina botulínica é aplicada em músculos específicos, aqueles que atuam na formação das rugas e também “puxam” nossa expressão para baixo, deixando livres para atuar os músculos que transmitem alegria e jovialidade, como os do sorriso e das bochechas. Com isso, essas rugas são atenuadas ou mesmo desaparecem o que melhora a aparência pesada e envelhecida do rosto.

A toxina botulínica é usada principalmente no tratamento da musculatura da fronte (“rugas da testa”) e do lado dos olhos ("pés-de-galinha"). Assim você pode eliminar as rugas de expressão dessa região e ainda é possível elevar a sobrancelha, deixando o contorno dos olhos mais bonitos!! Isso tudo deixa a sua aparência mais leve e jovial.

O chamado “botox preventivo” é uma modalidade cada vez mais empregada e consiste no uso da toxina botulínica antes que as rugas se formem.

 

2) Preenchimentos faciais

Indicado para rugas estáticas e flacidez de pele

Os preenchimentos faciais com ácido hialurônico - Restylane®, Emervel®, Juverderm® (saiba mais) - agem “puxando” mais água para esta pele, permitindo a maior produção de colágeno, o que proporciona uma aparência mais jovem. Eles são usados principalmente na região inferior do rosto, como por exemplo para tratar o sulco naso-labial e para aumentar e destacar os lábios. Também pode ser usado para melhorar o contorno das maçãs do rosto (malar) e mandíbula ou ainda tratar olheiras e as depressões das pálpebras inferiores (tear trough).

A grosso modo podemos dizer que a toxina botulínica é usada na parte superior da face (testa e contorno dos olhos) e os preenchedores são usados na metade inferior da face (bigode chinês, lábios, contornos ósseos como mandíbula, malar e queixo).

 

3) Ácido Poli-Latico, Peelings, Laser

Indicado para melhorar a qualidade da pele

A ação constante da radiação solar (fotoenvelhecimento), tabagismo e genético causam danos a qualidade geral da pele. Esses agentes causam manchas, desidratam a pele e acentuam as rugas. Por isso associado aos tratamentos já descritos é muito importante realizar tratamento para melhora da qualidade geral da pele.

Existem vários tratamentos para melhora da qualidade da pele que vão desde os mais simples e superficiais até os mais complexos e potentes. O médico especialista em tratamentos estéticos (Cirurgiões Plásticos e dermatologsitas) vai saber qual o melhor tratamento a ser empregado e quando cada tratamento deve ser realizado.

No tratamento para melhora da qualidade da pele iniciamos com cremes, como por exemplo, contendo ácido retinoíco (necessitam prescrição médica). Esse cremes servem para uma limpeza geral da pele e para testa como sua pele reage aos tratamentos. Esse acompanhamento é fundamental para evitar “dor de cabeça posterior, com manchas ou despigmentações. Após essa fase inicial, pode ser usado peeling e laser para uma renovação da pele mais profunda. Esses tratamentos estimulam a renovação da pele e a produção de colágeno e hidratação. Isso deixa a pele mais vistosa, hidratada e jovial.

Mais recentemente, tem-se usado o ácido poli-lático, chamado SCULPTRA® (saiba mais). Ele tem uma atividade de bioestimulação na produção de colágeno e hidratação da pele, também é descrito estimulação na reposição óssea dos contornos faciais. Por isso esse produto pode ser usado difusamente em toda a área da face e também para melhorar os contornos ósseos. O médico especialista saberá onde aplicar o produto e quanto de produto usar para o melhor resultado.

Pronto, com esse pequeno manual você já aprendeu como cada produto age e para que serve e já sabe o que precisa e quer para prevenir ou melhorar com as indesejadas rugas.

Além dos tratamentos, é muito importante sempre adotar rotinas de prevenção das rugas, como hidratação e protetor solar, principalmente. Cremes e um boa alimentação também são essenciais.

botox, preenchimento, restylane, dysport, estetica, cirurgia plastica, dermatologia, cirurgias plastico, Dr Marco Longo, rosto jovem, rugas, toxina botulínica, peeling

Para minimizar a chance de complicações e maximizar os resultados é muito importante realizar esses tratamentos com médicos especialistas em medicina estéticas reconhecidos pela Associação Medica Brasileira (AMB) e CRM como Cirurgiões Plásticos e Dermatologista. Isso lhe garantirá mais segurança e mais satisfação.

 

Dr Marco Vinicius Losso Longo - Cirurgião Plástico

 

Se você tiver alguma dúvida, por favor envia-la para: dr.marco.longo@gmail.com, ou deixe seu comentário abaixo.

Acesse nossa página do facebook

Saiba mais sobre Dr Marco Longo - Cirurgião Plástico / Plastic Surgeon - English Version

 

No Comments Yet.

Leave a comment