Aprenda como garantir seios firmes e bonitos

Com o tempo os seios ficam flácidos e perdem volume. Amamentação, gravidade, idade, variação de peso, muitos são os fatores acusados de serem culpados por isso. Mas o que realmente causa essa queda? O que as mulheres podem fazer para manter seus seios firmes, resistentes e bonitos por mais tempo?

Os seios são compostos por glândulas mamárias e gordura, e são suspensos por uma infinidade de ligamentos. O quão empinado eles vão ficar depende muito dos seus genes, que regulam a quantidade de gordura, glândulas, fibras colágenas e qualidade da pele das suas mamas.

Quanto a genética, não se pode fazer nada, porém existem várias medidas que vocês podem adotar. Vejam algumas dicas que sempre falo para minhas pacientes. Elas servem tanto para quem colocou próteses de silicone ou fez mamoplastia redutora, quanto para quem nunca operou.

Gravidade: o inimigo número 1

Nenhuma parte do corpo é mais afetada pela gravidade do que os seios. Desde o momento em que a mama atinge seu ápice de crescimento, no final da adolescência, ela enfrenta uma difícil batalha contra essa força. Um par de seios pode chegar a pesar quase dois quilos e o corpo não possui um suporte natural para mantê-los no lugar por tantos anos.

Você deve usar sutiã o maior tempo possível, inclusive para dormir. O uso do sutiã promove suporte as mamas e evita que seu peso tracione a pele, o que ao longo do tempo faz com que as mamas caiam.

seios firmes, seios bonitos, opere com dr Marco Longo, breast augmentation,

O sutiã é seu maior aliado contra a ação da gravidade

Mamas caídas podem ter um impacto psicológico importante na mulher. “Uma grande parte da feminilidade da mulher está em seus seios. Por isso, apesar dessa flacidez ser uma mudança prevista, ela pode afetar sua autoestima.

Tente manter seu peso estável

A mama é composta por glândula mamária e gordura. Quando a mulher engorda essa gordura aumenta e estica a pele da mama, efeito semelhante ao que ocorre na amamentação. Quando a mulher emagrece novamente a gordura diminui, mas a pele permanece esticada. Por isso, o efeito “sanfona” causa flacidez. Uma das melhores coisas que você pode fazer pelos seus seios é manter um peso corporal constante e condizente com sua altura. Uma dieta saudável também contribui para uma pele mais forte e resistente.

Não se preocupe com a amamentação

Muitas mulheres culpam a amamentação pela flacidez dos seios. Porém, pesquisas mostram que é a expansão e contração das glândulas mamárias causadas pela gravidez, e não a amamentação, que causa a queda. Ou seja, deixar de amamentar não vai interferir no grau de flacidez causada pela gestação.

Um estudo americano entrevistou 132 mulheres procurando por cirurgias para subir ou aumentar os seios. Apenas cerca da metade tinha amamentado uma criança por um período médio de nove meses. Os pesquisadores não encontraram nenhuma diferença no grau de flacidez entre as mulheres que haviam amamentado e as demais. "As mulheres não devem abandonar a ideia de aleitamento materno, especialmente porque os benefícios de saúde para o bebê superam quaisquer possíveis efeitos sobre os seios".

seios firmes, mastopexia, protese de mama, dr Marco Longo

Cuidado com a exposição solar

Como qualquer outro lugar no corpo, a pele sobre o peito inclui uma rede de fibras de colágeno e elásticas, que garante a firmeza, a elasticidade e a flexibilidade. Com o tempo, essas fibras vão se quebrando e taxa de renovação das células cai. Assim como o rosto, os seios não devem ser muito expostos ao sol, pois os raios ultravioleta quebram o colágeno e a elastina. Use sempre protetor solar.

Dispense o cigarro

O fumo também conduz às rugas e leva à deterioração da pele da mama. Estudo recentes descobriram que o dano causado pelo cigarro sobre o DNA da pele é semelhante ao dano causado pelos raios ultravioletas. O cigarro também afeta a produção do colágeno e elastina. Mesmo que você tenha fumado por anos terá uma importante melhora na pele se deixar o cigarro.

Exercite-se usando um top

Quando o assunto é exercício físico, há questões positivas e negativas. A dose certa pode manter seus seios maiores, pois melhora a irrigação sanguínea. Embora não haja músculo na mama em si, é possível construir os peitorais mais fortes para um efeito de elevação. Os exercícios também contribuem para uma postura correta, o que deixa os seios mais esticados e empinados.

top , seios firmes, seios bonitos

Porém, algumas atividades, especialmente a corrida, podem acelerar a queda devido ao impacto, que faz os seios saltarem e desgasta os ligamentos e as fibras da pele. Por isso, é preciso executá-las com um suporte adequado. Estudos relatam que os seios se movem até 10 cm – para cima e para baixo, de um lado para o outro e para frente e para trás. O top ou sutiã esportivo pode reduzir essas oscilações em até 74%. Outra opção é trocar a corrida (principalmente na esteira onde o balanço dos seios é maior) por exercícios que impactem menos nas mamas, como bicicleta, natação ou spinning.

Com essas dicas você manterá mais tempo seus seios firmes e empinados. São medidas simples e eficazes que qualquer mulher pode adotar. Boa sorte.

Dr Marco Longo - Cirurgião Plástico

 

Mamoplastia Redutora / Mastopexia

Se você tiver alguma dúvida, por favor envia-la para: dr.marco.longo@gmail.com, ou deixe seu comentário abaixo.

Acesse nossa página do facebook

Saiba mais sobre Dr Marco Longo - Cirurgião Plástico / Plastic Surgeon - English Version

No Comments Yet.

Leave a comment