Sorriso gengival – saiba como é o tratamento

O sorriso gengival é uma problema que afeta muitas pessoas e, muitas vezes, causa angustia ao sorrir ou mesmo bulling. O que muitas pessoas não sabem é que seu tratamento pode ser realizado com um simples procedimento cirúrgico com Cirurgião Plástico.

O sorriso é um gesto único e exclusivo dos seres humanos. Tem fundamental importância nas relações sociais, que pode ser a expressão do prazer, do riso, da alegria, do constrangimento, entre outros sentimentos.

A exposição gengival excessiva ou “sorriso gengival” é o termo descritivo para essa afecção e que também é conhecido como “gummy smiles”. Três fatores podem causar essa deformidade: (1) excesso de altura da maxila e sua relação com o comprimento do lábio superior; (2) pequeno tamanho de coroa clínica dos dentes; e (3) elevação excessiva do lábio superior. Essas alterações podem estar presentes isoladamente, ou em associação. O tratamento é baseado na alteração que o paciente apresenta.

Pessoas com maxila alongada necessitam de correção óssea para diminuição da altura da maxila, com uma cirúrgica chamada osteotomia maxilar. O encurtamento maxilar resultante permite que haja uma melhor cobertura dos dentes pelo lábio superior, tanto em repouso, quanto no ato de sorrir. Essa cirurgia ortognática é realizada por Cirurgião Plástico com especialização em Cirurgia Crânio-Facial.

O comprimento da coroa clínica é a porção visível do dente. Pessoas com gengivas grandes e dentes pequenos apresentam sorriso gengival devido ao desequilíbrio nessa relação. Nesses casos o tratamento consiste em uma cirurgia denominada aumento de coroa clínica. Tal procedimento consiste numa ressecção da margem mucosa gengival e do osso do rebordo alveolar, aumentando a coroa clínica e, consequentemente, diminuindo a exposição gengival. Esse tratamento é realizado por cirurgião dentista.

A maioria das pessoas se encaixam no terceiro grupo, ou seja, o sorriso gengival é decorrente da elevação excessiva do lábio superior. Essas pessoas não tem alterações ósseas da maxila, nem alteração no tamanho da gengiva ou dentes. Ocorre apenas uma alteração da função da musculatura que é excessiva. A boa notícia é que o tratamento para sorriso gengival nesse grupo de pessoas consiste num procedimento cirúrgico de pequeno porte.

A cirurgia, nesses casos, visa diminuir a ação dos músculos que puxam o lábio superior para cima associado a procedimento para alongamento do lábio. Para tratar os músculos, é realizado um pequeno corte dentro da nariz (fica escondido). Por esse pequeno corte, ainda é realizado um descolamento do lábio para seu alongamento, o que ajuda a diminuir o sorriso gengival. Além disso, é feito um pequeno corte no freio da lábio por dentro da boca para auxiliar no alongamento do lábio. Desse modo, o tratamento do sorriso gengival é abordado de forma completa.

Sorriso gengival, sorriso gengival antes e depois, dr Marco Longo, gummy smiles, cirurgia plastica, Cirurgiao plastico, rinoplastia,

Esse procedimento é realizado com anestesia local com sedação, em ambiente hospitalar e não necessita internação. O paciente vai embora no mesmo dia. Também não necessita de afastamento do trabalho e não apresenta nenhuma cicatriz visível. Esse procedimento é muito frequentemente associado a rinoplastia.

Um opção para diminuir a ação dos músculos que elevam o lábio superior é o uso de toxina botulínica conhecido como Botox, porém o efeito da toxina dura até 6 meses e deve ser reaplicado de 6 em 6 meses. O uso da toxina botulínica é interessante para paciente fazer um teste antes de optar pela cirurgia.

Em alguns casos, pode ser necessário a associação desses tratamentos.

Sorriso gengival, sorriso gengival antes e depois, dr Marco Longo, gummy smiles, cirurgia plastica, Cirurgiao plastico, rinoplastia, autoestima,

Dr Marco Vinicius Losso Longo - Cirurgião Plástico

Se você tiver alguma dúvida, por favor envia-la para: dr.marco.longo@gmail.com, ou deixe seu comentário abaixo.

Acesse nossa página do facebook

Saiba mais sobre Dr Marco Longo - Cirurgião Plástico / Plastic Surgeon - English Version

No Comments Yet.

Leave a comment