MicroAgulhamento Cirúrgico o que é isso?

Você provavelmente já ouviu falar em microagulhamento, mas você sabe o que é isso? Sabe para o que serve? E o microagulhamento cirúrgico? Qual a diferença?

Microagulhamento é um termo muito usado na cosmiatria para definir tratamento que usam microagulhas. O microagulhamento trabalha com o estimulo dérmico (da pele) através de microlesões controladas que desencadeiam uma reação do organismo que culmina na formação de neo-colágeno. Isso aumenta a qualidade e espessura da pele. A grande vantagem desse método é que ele não causa lesão na epiderme (camada externa da pele) e por isso quase não há dor no pós-operatório e a recuperação é mais rápida, quando comparada por exemplo a peeling e lasers.

microagulhamento cirúrgico, IPCA, indução percutânea de colágeno com agulhas, microagulhamento, cirurgia plastica, pele jovem, rejuvenescimento, dr Marco Longo

A epiderme (porção externar da pele) é uma barreira que isola o nosso organismo da meio externo. Isso nos protege, mas também impede a penetração de cremes e medicamento através da pele. O microagulhamento ao realizar microfuros na epiderme também facilita a penetração de medicamentos, método conhecido como Drug Delivery (entrega do fármaco). Esse furinho se fecham em até 4 horas.

Muito bom, mas quais as diferenças nesses tratamentos?

Como nos outros tratamentos estéticos, existem graus variados de efetividade e de resultado. Assim como nos outros procedimentos mais invasivos e mais efetivos que só podem ser realizados por médicos, o MICROAGULHAMENTO CIRÚRGICO também só deve ser feito por médicos. De preferência, por médicos especialistas em pele e estética, que no caso são os Cirurgiões Plásticos e Dermatologistas. Só faça Microagulhamento Cirúrgico com esses dois profissionais. Isso vai garantir sua segurança e os melhores resultados.

E o microagulhamento das clínicas de estetica feito por outros profissionais?

Ele também tem sua eficácia e suas indicações, porém é bem menos efetivo. O microagulhamento padrão serve como uma tratamento mais superficial e para penetração de cremes. O microagulhamento padrão usa agulhas de 0,25 a 0,5 mm e pode até mesmo ser feito em casa por qualquer pessoa. O Microagulhamento Cirúrgico usa agulhas de 1,5 até 3,0mm que atravessam a pele e causa pequenos sangramentos controlados. Por ser mais profundo, é mais efetivo e necessita de cuidados e precauções semelhantes a de uma cirurgia.

O Microagulhamento Cirúrgico ou IPCA (Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas) deve ser encarado como um procedimento médico-cirúrgico e como tal tem resultados mais expressivos, porém exige cuidados mais elaborados. Esse procedimento por estimular a produção de neo-colágeno e por consequência renovar a pele, tem uma infinidade de aplicações.

O Microagulhamento Cirúrgico ou IPCA pode ser usado para tratamento de:

  • Flacidez corporal;
  • Flacidez facial;
  • Estrias (vermelhas ou brancas / recentes ou tardias);
  • Celulite;
  • Cicatriz de acne;
  • Melasma;
  • Manchas de pele;
  • Alopécia;
  • Entre outras.

O microagulhamento cirúrgico pode e deve ser associado a outros procedimentos para melhorar os resultados dos tratamentos empregados. Pode ser associado a tratamentos como peelings, indutores dérmicos (Scupltra®), Subcision® e até mesmo lipoaspiração.

A associação de Lipoaspiração com Microagulhamento Cirúrgico é muito interessante e tem potencial de resultado muito bom. Isso porque na lipoaspiração ocorre além da retirada de gordura, um estímulo cicatricial sub-dérmico (abaixo da pele) que proporciona a retração da pele. Ao associar a lipoaspiração com microagullhamento cirúrgico além desse estímulo sub-dérmico da lipoaspiração, há também um estímulo dérmico (dentro da pele) a retração da flacidez e produção de colágeno. Desse modo, a lipoaspiração faz um estimulo sub-dérmico e o microagulhamento cirúrgico faz o estimulo dérmico.

Isso potencializa os resultados. Além disso, como o Microagulhamento Cirúrgico também proporciona a melhora de estrias e celulites, essa associação de Lipoaspiração com Microagulhamento Cirúrgico promete revolucionar os resultados da lipoaspiração tradicional.

microagulhamento cirúrgico, IPCA, indução percutânea de colágeno com agulhas, microagulhamento, cirurgia plastica, pele jovem, rejuvenescimento, dr Marco Longo

Dr Marco Vinicius Losso Longo - Cirurgião Plástico

Se você tiver alguma dúvida, por favor envia-la para: dr.marco.longo@gmail.com, ou deixe seu comentário abaixo.

Acesse nossa página do facebook

Saiba mais sobre Dr Marco Longo - Cirurgião Plástico / Plastic Surgeon - English Version

No Comments Yet.

Leave a comment