FaceLift – Ritidoplastia

O Facelift também chamado de Ritidoplastia é a cirurgia plástica da face. Cirurgia para rejuvelhecimento do rosto é cada vez mais realizada tanto em pessoas que querem parecer mais jovem por motivos estéticos quanto naquelas que necessitam sem manter no concorrido mercado de trabalho atual.

Facelift ou Ritidoplastia é a cirurgia para rejuvelhecimento da face. Nessa cirurgia é retirada o excesso de pele do rosto e ainda a pele é levemente esticada para parecer mais jovem. O excesso de pele do pescoço também é tratado para um melhor resultado. Além da pele, as estruturas mais profundas também são tratadas (chamado SMAS – Superficial Muscular-Aponeurotic System). Nas técnicas mais modernas de FaceLift também são realizados enxertias de gordura para reposição de volumes faciais que se perdem com o passar dos anos.

O Facelift pode ser indicado para as pessoas das mais variadas idades, desde os 40 anos (mini-lift) até os 70-80 anos (Facelift secudários). Mas isso não quer dizer que necessariamente um paciente de 40 anos já precise de um mini-FaceLift. A indicação varia de pessoa a pessoa e depende muito do estado e da qualidade da pele do rosto.

O FaceLift é uma cirurgia cada vez mais realizada. Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido e com a “imagem pessoal” sendo até um fator diferencial, nos Estado Unidos por exemple, o FaceLift é considerado até um investimento na carreira profissional. Um modo de se manter mais tempo no mercado de trabalho, visto que com um facelift bem executado a pessoa fica com uma aparência 10-15 anos mais jovem.

 

Tipos de Facelift:

Mini-FaceLift – corresponde a um procedimento de Facelift de menor porte e geralmente é realizado em pessoas de 40-50 anos que tem uma pequena flacidez que não pode mais ser corrigida com métodos de cosmiatria (preenchimentos, botox, lasers, peelings).

FaceLift – corresponde ao tratamento Standard. É a cirurgia completa do rosto com os maiores e melhores resultados, Nessa são corrigidas as regiões do rosto e pescoço e ainda pode ser associado a correção da região da fronte (testa) com o BrownLift. Frequentemente essa cirurgia é associada com a blefaroplastia (plástica das pálpebras) e lipoenxertia da face.

BrownLitf – corresponde a etapa do FaceLitf que corrige a região da testa e sobrancelha. Em casos leves, essa cirurgia pode ser substituída pelo uso de toxina botulica (BOTOX / DYSPORT). Frequentemente, ocorre a associação do BrownLift com Blefaroplastia.

FaceLift, Dr Marco Longo, Cirurgião  Plástico, Ritidoplastia, Cirurgia de Rugas, Rugas, Rejuvelhecimento, Botox

PROCEDIMENTOS ASSOCIADOS:

Lipoenxertia da Face (saiba mais): o enxertia de gordura no rosto visa repor os volumes faciais que são perdido com o passar do tempo. Esse procedimento quase sempre é associado aos FaceLifts, mas pode ser realizado sozinho em pacientes mais jovens que ainda não tem indicação de um FaceLift.

Blefaroplastia (saiba mais): é a cirurgia plástica das pálpebras, quase sempre associada aos FaceLifts, porém muitas vezes é realizada anos antes do Facelift quando necessário. Pode ser associada a lipoenxertia de face, brownLift ou mesmo lipoaspiração de mento.

Lipoaspiração de mento (saiba mais): consiste na lipoaspiração do pescoço e pode ser associado ao FaceLift ou realizado anos antes caso a paciente já tenha indicação.

Lip Lift (saiba mais): o lift de lábios. Frequentemente associado aos Facelift e pode até ser considerado como uma parte da cirurgia, visto que os lábios assim como as outras partes do corpo, como o passar dos anos, fica alongado e flácido.

Bichectomia (saiba mais): consiste na cirurgia para retirada da gordura das bochechas (bola de Bichat). Pode ser associada ao Facelift. Pode parecer paradoxal, mas em muitas pacientes, retirarmos a gordura em excesso da bochecha com uma Bichectomia e enxertamos gordura em outros locais da face, como região malar e sulcos.

 

INCISÃO DA CIRURGIA (LOCAL DA CICATRIZ)

Uma das preocupações mais recorrentes das pacientes é com a cicatriz do FaceLift. As cicatrizes da cirurgia ficam todas escondidas ou “camufladas” em dobras de pele. A pele do rosto é a pele que possui a melhor cicatriz do corpo. As cicatrizes do procedimento fica dentro do cabelo ou bem na borda do cabelo, no contorno da orelha (dobra da orelha – quase imperceptível) e atrás da orelha.

Antes e depois, FaceLift, Dr Marco Longo, Cirurgião Plástico, Ritidoplastia, Cirurgia de Rugas, Rugas, Rejuvelhecimento, Botox

ANTES DA CIRURGIA

AVALIAÇÃO MÉDICA: A paciente deve passar em consulta para a avaliação detalhada e escolha da melhor opção de cirurgia em conjunto com o cirurgião. Uma cuidadosa avaliação de saúde é realizada, visto que os pacientes candidatos a essa cirurgia, muitas vezes, possuem uma idade mais avançada.

EXAMES: serão solicitados exames pré-operatórios que incluem exames de sangue, de urina, Raio-X de Tórax, Eletrocardiograma, Teste ergométrico e se julgar necessário – avaliação com cardiologista e outros exames.

 

MARCAÇAO DA CIRURGIA:

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia local com sedação ou anestesia geral.

A cirurgia dura de 4 a 5 horas e o paciente dorme uma noite no hospital.

 

APÓS A CIRURGIA

É necessário usar compressas frias nos primeiros dias.

Evitar exposição solar até diminuir o edema (inchaço) e as ecmoses (roxos)

Após a cirurgia deve-se ter o cuidado de não realizar esforços físicos intensos.

Banho, alimentação, escovar os dentes estão liberados desde o primeiro dia.

Atividades cotidianas leves e trabalhos que não exijam esforço físico estão liberados após 1 semana.

Atividades físicas serão liberadas em torno de 4 semanas.

 

IDADE: A partir dos 40 anos

ANESTESIA: Local com sedação ou Geral

DURAÇÃO DA CIRURGIA: 4-5h

TEMPO DE INTERNAÇÃO: 12 – 24 horas

CICATRIZ: Ao redor da orelha

TEMPO DE RECUPERAÇÃO: 1 – 2 semanas

EXERCÍCIOS: Após 4 semanas.

Esse procedimento só deve ser realizado por Cirurgião Plástico habilitado, após cuidadosa avaliação médica.

Dr Marco Vinicius Losso Longo - Cirurgião Plástico

 

Se você tiver alguma dúvida, por favor envia-la para: dr.marco.longo@gmail.com, ou deixe seu comentário abaixo.

Acesse nossa página do facebook

Saiba mais sobre Dr Marco Longo - Cirurgião Plástico / Plastic Surgeon - English Version

 

Comments are closed.