Ginecomastia

Ginecomastia é uma patologia que acomete homens. Ela consiste no crescimento da glândula mamária masculina.

O crescimento da glândula mamária ocasiona o aumento da região das mamas no homem. Esse crescimento é bastante variado, desde pequenas mamas (grau 1) que só são perceptíveis quando o homem tira a camiseta, podendo até chegar a grandes volumes (grau 4) que aparecem mesmo com o uso de roupas.

Cirurgia plastica em homem, dr Marco Longo

A ginecomastia pode aparecer em qualquer idade, sendo mais comum na puberdade e inicio da idade adulta (15-25 anos). São vários os motivos para o desencadeamento de ginecomastia, sendo o mais comum idiopático (sem causa aparente). Também pode ser desencadeada por medicações (exemplo: metildopa, cimetidina, digoxina, captopril, diazepam, teofilina, espironolactona, cetoconazol, isoniazida, finasterida, anfetaminas) ou por drogas como maconha. Recentemente, tem aumentado os casos relacionados a uso de anabolizantes. Alterações metabólicas e hormonais também podem causar ginecomastia.

Existe uma variação chamada pseudoginecomastia, que tem a mesma aparência da ginecomastia, porém a causa é outra. Pseudoginecomastia é quando a causa do aumento das mamas ocorre por excesso de gordura e não pode crescimento da glândula. A pseudoginecomastia é a conhecida “mama de obeso”. A ginecomastia pode estar associada a pseudoginecomastia.

Mas não se preocupe porque todos esses tipos de ginecomastia (e pseudoginecomastia) tem tratamento e estes são relativamente simples.

ANTES DA CIRURGIA

AVALIAÇÃO MÉDICA: O paciente deve passar em consulta para a avaliação detalhada. Serão pedidos exames para avaliação das possíveis causas da ginecomastia.

EXAMES: serão solicitados também exames pré-operatórios que incluem exames de sangue, de urina, Raio-X de Tórax, Eletrocardiograma e Ultrassonografia das mamas.

MARCAÇAO DA CIRURGIA:

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia local com sedação, peridural com sedação ou anestesia geral.

A cirurgia dura de 1 a 2 horas e a paciente pode ir embora no mesmo dia ou dormir uma noite no hospital.

A CIRURGIA

A retirada do excesso de glândula é feita por uma incisão ao redor da aréola na metade inferior. Se for necessário retirar pele (casos mais graves), pode ser utilidado uma cicatriz peri-areolar completa ou mesmo técnicas mais elaboradas. Se houver necessidade de retirada de excesso de gordura na cirurgia é realizado no mesmo procedimento a lipoaspiração da gordura em excesso.

ginecomastia incisoes

Incisão padrão é posicionada embaixo do mamilo. Pontos 1 e 2 são locais de acessos para lipoaspiração.

APÓS A CIRURGIA

O curativo fica fechado até o primeiro retorno entre 3-5 dias. Pode molhar no banho e secar depois. Cuidados com curativo são muito simples.

Após a cirurgia deve-se ter o cuidado de não realizar esforços físicos intensos, especialmente como os braços.

Atividades cotidianas leves  que não exijam esforço físico (ex.: escritório, computador) principalmente dos braços estão liberados com 1 semana.

Esforço físico moderado como dirigir são liberados a partir de 10-14 dias

Atividades físicas serão liberadas em torno de 4 a 6 semanas.

ginecomastia, dr marco vinicius losso longo, cirurgia plastica em homem

IDADE: A partir 16 anos (após puberdade)

ANESTESIA: Local com sedação, Peridural com sedação ou Geral

DURAÇÃO DA CIRURGIA: 1h:30

TEMPO DE INTERNAÇÃO: 12 – 24 horas

CICATRIZ: Ao redor da aréola (muito discreto)

TEMPO DE RECUPERAÇÃO: 1 – 2 semanas

EXERCÍCIOS: Após 4-6 semanas.

Esse procedimento só deve ser realizado por Cirurgião Plástico habilitado, após cuidadosa avaliação médica.

Em caso de dúvidas enviar para dr.marco.longo@gmail.com

Conheça dr Marco Longo - Cirurgião Plástico.

Comments are closed.