Mamoplastia Redutora / Mastopexia

MAMOPLASTIA REDUTORA / MASTOPEXIA

Mamoplastia Redutora e Mastopexia são dois espectros da cirurgia da mama. A cirurgia que consiste no lifting (subida) da mama com a retirada do excesso de pele e remodelação da glândula mamária de modo que os seios fiquem no lugar correto e bonitos.

Quando a mulher tem mamas grandes e necessita de retirada de tecido mamário além da “subida” da mama, chamamos de Mamoplastia Redutora. Agora, quando a mama está caída e necessita apenas do lifting, chamamos de Mastopexia. A mastopexia pode ser com ou sem prótese, dependendo se a paciente necessita apenas subir suas mama ou se deseja também aumentá-las.

A cirurgia promove o lifting (subida) da mama, além do adequamento do tamanho, deixando ela mais bonita e mais consistente. Também é possível corrigir assimetrias, equilibrando a diferença de volume das mamas quando necessário. Além disso, após a amamentação, perda de peso ou com o avanço da idade, os seios diminuem de tamanho e podem apresentar flacidez e “ficarem caídos”. Nesse caso a cirurgia permite restaurar o volume e a forma das mamas.

 

DEVO USAR PRÓTESE OU NÃO

Essa é uma pergunta frequente das pacientes que vão realizar uma mamoplastia. Basicamente, quando a mulher tem seios grandes, ela não necessita do uso de prótese, visto que ela já tem tecido mamário suficiente para remodelação dos seios do tamanho que ela quiser. Agora, quando a paciente tem mamas pequenas ou medias, geralmente é necessário o uso de próteses para que o tamanho e a consistência dos seios fiquem bonitos.

Algumas mulheres optam por retirar mais tecido mamário e colocar uma prótese no lugar para ficar com o colo da mama mais destacado. Essa é uma opção possível e discutida em consulta caso a caso.

Para saber mais sobre cirurgia de Prótese de Mama (clique aqui).

 

INCISÃO DA CIRURGIA (LOCAL DA CICATRIZ)

Como na cirurgia de mamoplastia / mastopexia é necessário a retirada do excesso de pele e ainda a “subida” da aréola para o local correto, e ainda a remodelação do tecido mamário, a cicatriz da cirurgia abrange a aréola e a parte inferior da mama, a chamada cicatriz em “T invertido” (foto abaixo). Mas a cicatriz não deve ser foco de preocupação, visto que ela fica escondida pela roupa intima ou mesmo pelo bikini.

seios firmes, dr Marco Longo, seios bonitos, Cirurgiao Plastico, Curitiba, São Paulo, Cirurgia Plastica, mamoplastia, protese de mama, silicone, mastopexia, mamoplastia redutora

 

ANTES DA CIRURGIA

AVALIAÇÃO MÉDICA: A paciente deve passar em consulta para a avaliação detalhada e escolha da melhor opção de cirurgia em conjunto com o cirurgião.

EXAMES: serão solicitados exames pré-operatórios que incluem exames de sangue, de urina, Raio-X de Tórax, Eletrocardiograma e Mamografia ou Ultrassonografia das mamas.

 

MARCAÇAO DA CIRURGIA:

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia peridural com sedação ou anestesia geral.

A cirurgia dura de 2 a 3 horas e a paciente pode ir embora no mesmo dia ou dormir uma noite no hospital.

 

APÓS A CIRURGIA DE MAMOPLASTIA / MASTOPEXIA

O curativo fica fechado até o primeiro retorno entre 5-7 dias. Pode molhar no banho e secar depois. Muito fácil o cuidado com o curativo.

Após a cirurgia deve-se ter o cuidado de não realizar esforços físicos intensos, especialmente como os braços.

Banho, alimentação, escovar os dentes estão liberados desde o primeiro dia.

Atividades cotidianas leves como lavar os cabelos e trabalhos que não exijam esforço físico principalmente dos braços estão liberados com 1 semana.

Esforço físico moderado como dirigir são liberados a partir de 3 semanas.

Atividades físicas serão liberadas em torno de 4 a 6 semanas.

 

RESUMO

IDADE: A partir 16 anos (após puberdade)

ANESTESIA: Peridural com sedação ou Geral

DURAÇÃO DA CIRURGIA: 2h:30

TEMPO DE INTERNAÇÃO: 12 – 24 horas

CICATRIZ: Escondida pela roupa íntima

TEMPO DE RECUPERAÇÃO: 1 – 2 semanas

EXERCÍCIOS: Após 4-6 semanas.

 

Esse procedimento só deve ser realizado por Cirurgião Plástico habilitado, após cuidadosa avaliação médica.

 

Dr Marco Vinicius Losso Longo - Cirurgião Plástico

 

Se você tiver alguma dúvida, por favor envia-la para: dr.marco.longo@gmail.com, ou deixe seu comentário abaixo.

Acesse nossa página do facebook

Saiba mais sobre Dr Marco Longo - Cirurgião Plástico / Plastic Surgeon - English Version

 

Aprenda como garantir seios firmes e bonitos

Comments are closed.