Preenchimentos Faciais

PREENCHIMENTOS FACIAIS

Existem vários produtos para preenchimento cutâneo. Como o nome diz, eles são usados para preencher sulcos e eliminar rugas. Há também produtos que podem ser usados como bioestimuladores. Esses preenchedores são aplicados em vários pontos da derme (camada da pele), conforme necessidade.

O mais usado é o Ácido Hialurônico (Restylane®, Emervel®, Juverderm®). Esse ácido age “puxando” água para a camada da pele onde foi aplicado, o que potencializa o efeito de preenchimento e proporciona uma aparência mais jovem.

Existem várias formulações do ácido hialurônico com funções especificas para cada um. Existem desde formulações “mais densas” que são usadas para melhorar contornos ósseos como o queixo e malar (“maçã do rosto”), passando por produtos intermediários que são usado principalmente para tratamento do bigode chinês e contorno e/ou aumento dos lábios e, até formulações menos viscosas que podem ser usadas para revigorar da pele e para tratamento de olheiras (Skin Boosters).

A área mais frequentemente tratada com ácido hialurônico é a região ao redor da boca, principalmente o "bigode chinês" (sulco naso-labial). Ainda nessa região é muito requisitado o preenchimento dos lábios, que pode ser  feito o contorno dos lábios (o que os destaca) ou se a paciente desejar, ainda pode ser aumentado o volume dos lábios. Os preenchimentos também pode ser usados na região inferior aos olhos (mas não nas pálpebras) no chamado “vale das lagrimas” ou tear trough. Os resultados já são vistos na primeira aplicação. Recomenda-se a manutenção (re-aplicação) do produto a cada 12-18 meses.

Os chamados Skinboosters são o que se tem de mais novo no uso do Ácido Hialurônico. Esses produtos consistem em uma polimerização bem fluida do ácido hialurônico e por isso podem ser usados para rejuvenescimento da pele como um todo e não apenas nos sulcos e rugas como o produto padrão. A pele do rosto, pescoço e mãos podem ser tratadas com esse produto. Os resultados são muito bons, porém esse produto necessita de pelo menos 2-3 aplicações com intervalo de 30 dias para o resultado completo. Esse produto por ser muito fino e fluído, pode ser usado para preenchimento das olheiras fundas. Visto que a pele das pálpebras é muito fina e somente esse produto não deixaria marcas ou nódulos nesse local.

Há ainda as formulações mais densas do ácido hialurônico (Sub-Quil® e Voluma®) que podem ser usadas para melhorar contornos do rostos, como queixo, contorno da mandíbula e região malar (maçã do rosto”). Os resultados são muito bons e já são vistos após a primeira aplicação.

Existe um outro produto também usado no tratamento estético da face, chamado SCULPTRA® (Ácido poli-L-lático). Sculptra® tem atividade de bioestimulação na produção de colágeno da pele. Por isso esse produto pode ser usado difusamente em toda a área da face. O médico especialista saberá onde aplicar o produto e quanto de produto usar para o melhor resultado. Esse produto pode necessitar de mais de uma sessão e os resultados podem durar até 24 meses. Em geral, se faz a manutenção do produto a cada 12-24 meses.

preenchimento, preenchedores faciais, restylane, juvederm, acido hialuronico, sculptra, dr marco longo, cirurgia plastica, facial filler

Como você pode perceber, existem muitos tipos de produtos e cada uma tem uma indicação apropriada para melhor resultado. Se mal aplicado, podem ocorrer complicações como nódulos no rosto, pústulas e inchaço não desejado, que podem demorar meses para desaparecer. Por isso, para minimizar o risco de complicações  e para maximizar os resultados e valorizar seu investimento, só realize aplicação de preenchedores cutâneos com médicos especialistas como Cirurgiões Plásticos e Dermatologistas.

Além do tratamento das rugas e sulcos com preenchedores cutâneos é importante associar o tratamentos para rugas de expressão com Toxina Botulínica como Botox® ou Dysport® (saiba mais). Para melhorar a qualidade da pele, deve-se ainda associar tratamentos como peelings, Sculptra®, Skin Booster (Vital®) e lasers. Esses tratamentos amenizam as manchas da pele, promovem hidratação, estimulam produção de colágeno e consequentemente deixam a pele mais jovem e vistosa.

Além de todos esses tratamentos para rejuvenescimento, é muito importante sempre adotar rotinas de prevenção das rugas, como hidratação e protetor solar, principalmente. Cremes e um boa alimentação também são essenciais.

 

Dr Marco Vinicius Losso Longo - Cirurgião Plástico

 

Se você tiver alguma dúvida, por favor envia-la para: dr.marco.longo@gmail.com, ou deixe seu comentário abaixo.

Acesse nossa página do facebook

Saiba mais sobre Dr Marco Longo - Cirurgião Plástico / Plastic Surgeon - English Version

 

 

Comments are closed.