Prótese de Silicone

Mastoplastia de aumento conhecida como prótese de mama ou silicone é a cirurgia plástica para o aumento das mamas.  O que você precisa saber sobre esse procedimento para fazer a escolha correta.

Mamoplastia de aumento ou colocação de prótese de mama é uma das cirurgias plásticas mais realizadas. Possui um índice de satisfação muito grande. “Geralmente o único arrependimento que a paciente pode ter, é o de não ter colocado uma prótese um pouco maior”. A grande maioria das mulheres que se submetem a essa cirurgia relatam que a sua auto-estima e confiança melhoram muito.

A cirurgia promove o aumento da mama, deixando ela mais bonita e mais consistente. Também é possível corrigir pequenas assimetrias, equilibrando o a diferença de volume das mamas quando necessário. Alem disso, apos a amamentação, perda de peso ou com o avanço da idade, os seios diminuem de tamanho e podem apresentar flacidez e “ficarem caídos”. Nesse caso a cirurgia permite restaurar o volume e a forma das mamas.

 

TIPOS DE PRÓTESES DE MAMA

Os implante possuem duas variáveis que devem ser decididas pelo cirurgião em conjunto com a paciente. Geralmente a paciente conta o que esperado resultado e o cirurgião aponta o melhor tipo de prótese de mama.

  • Perfil: Pode ser baixo, moderado, alto e super-alto. O perfil indica quanto a prótese irá projetar a mama para frente numa visão lateral. Geralmente a escolha do perfil é relacionada ao tamanho da base da mama (largura do tórax) associado ao volume da prótese de mama.
  • Formato: Redondo, que tende a proporcionar um colo mais cheio, projetado. É o mais usado no Brasil onde as mulheres gostam que o colo da mama fique bem marcado. Anatômico, feitos para simular o formato natural dos seios.

 

PLANO DE COLOCAÇÃO DA PRÓTESE DE MAMA

A prótese de silicone pode ser colocada basicamente atrás do músculo peitoral ou na frente. Não existe um plano melhor ou pior, existe sim, um plano mais indicado para cada paciente.

  • Subglandular: Abaixo da glândula e acima do músculo peitoral.
  • Subfascial: Abaixo da glândula e da fáscia do músculo peitoral (que é uma membrana que recobre o músculo) e acima do músculo. Semelhante ao plano subglandular. Esse dois planos acima do músculo em geral proporcionam um efeito de lifting na mama um pouco maior. Mais indicado quando a paciente tem uma mama média e que alem de aumentar o volume, subir um pouco.
  • Submuscular: Abaixo do músculo peitoral. Em geral indicado para pacientes que tem a mama muito pequena para a prótese não ficar muito aparente.
Local de colocação do implante mamário, prótese de mama, Dr Marco Longo

Local de colocação do implante mamário

INCISÃO DA CIRURGIA (LOCAL DA CICATRIZ)

É possível colocar a prótese de mama através de diferentes incisões, e assim como no plano de colocação da prótese, também não existe uma incisão melhor ou pior, mas sim, a melhor indicação para cada paciente. Não importa qual o incisão para colocação da prótese, a cicatriz sempre fica “escondida” pela roupa intima ou biquíni. A cicatriz da cirurgia de prótese de mama geralmente fica de ótima qualidade é não uma questão que deve preocupar a paciente.

  • Inframamário: Localizado na dobra de pele da região inferior das mamas. Plano mais usado, por não haver incisão na glândula mamaria e na região dos linfonodos da axila. Também é o plano que facilita a correção de assimetrias de sulca inframamário (o que é comum)
  • Periareolar: Contornando a borda da aréola. Permite casos de pequenas quedas na mama retirar um pouco de pele e desse modo “subir” um pouco a mama.
  • Axilar: Localizada em uma das pregas (dobras de pele) das axilas
Cicatriz protese de mama, Dr Marco Longo, silicone

Local da cicatriz

 

ANTES DA CIRURGIA

AVALIAÇÃO MÉDICA: A paciente deve passar em consulta para a avaliação detalhada e escolha da melhor opção de cirurgia em conjunto com o cirurgião. Será avaliado o tipo da prótese, perfil, local de implantação da prótese e cicatriz.

EXAMES: serão solicitados exames pré-operatórios que incluem exames de sangue, de urina, Raio-X de Tórax, Eletrocardiograma e Mamografia ou Ultrassonografia das mamas.

 

MARCAÇAO DA CIRURGIA:

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia peridural com sedação ou anestesia geral.

A cirurgia dura de 1 a 2 horas e a paciente pode ir embora no mesmo dia ou dormir uma noite no hospital.

 

APÓS A CIRURGIA

O curativo fica fechado até o primeiro retorno entre 5-7 dias. Pode molhar no banho e secar depois. Muito fácil o cuidado com o curativo.

Após a cirurgia deve-se ter o cuidado de não realizar esforços físicos intensos, especialmente como os braços.

Banho, alimentação, escovar os dentes estão liberados desde o primeiro dia.

Atividades cotidianas leves como lavar os cabelos e trabalhos que não exijam esforço físico principalmente dos braços estão liberados com 1 semana.

Esforço físico moderado como dirigir são liberados a partir de 2 semanas.

Atividades físicas serão liberadas em torno de 4 a 6 semanas.

 

IDADE: A partir 16 anos (após puberdade)

ANESTESIA: Peridural com sedação ou Geral

DURAÇÃO DA CIRURGIA: 1h:30

TEMPO DE INTERNAÇÃO: 12 – 24 horas

CICATRIZ: Escondida pela roupa íntima

TEMPO DE RECUPERAÇÃO: 1 – 2 semanas

EXERCÍCIOS: Após 4-6 semanas.

Esse procedimento só deve ser realizado por Cirurgião Plástico habilitado, após cuidadosa avaliação médica.

Dr. Marco Longo - Cirurgião Plástico

 

Se você tiver alguma dúvida, por favor envia-la para: dr.marco.longo@gmail.com, ou deixe seu comentário abaixo.

Acesse nossa página do facebook

Saiba mais sobre Dr Marco Longo - Cirurgião Plástico / Plastic Surgeon - English Version

Comments are closed.