Toxina Botulínica (BOTOX / DYSPORT)

A toxina botulínica (conhecida como Botox® e Dysport®) é um produto muito usado no rejuvenescimento facial. Os resultados são rápidos e propiciam alto grau de satisfação dos pacientes. Além da estética a toxina botulínica pode ser usada para tratamento de hiperidrose (suor excessivo) e de paralisia facial.

A toxina botulínica (conhecida como Botox® e Dysport®) é um produto derivado de uma toxina que paralisa os músculos. Seu uso em pequenas doses e por médicos especializados é muito seguro e eficaz no tratamento de rugas faciais e também em outros locais do corpo, como para hiperhidrose (suor excessivo) de axilas.

A toxina botulínica contribui para amenizar as rugas e linhas de expressão, pois paralisa os músculo que deixam a expressão do rosto caído e cansado.

O Botox® / Dysport® pode ser utilizado por qualquer pessoa e as áreas mais indicadas para o tratamento são a testa e a região dos olhos ("pés-de-galinha"). Além disso, com a paralisia dos músculo peri-oculares ainda é possível elevar a sobrancelha o que proporciona um contorno dos olhos mais bonitos!!

A aplicação da Toxina Botulínica é realizada no consultório, é um procedimento rápido e pouco doloroso. O paciente após a aplicação pode voltar ao trabalho ou mesmo ir a uma festa. Porém o efeito da toxina começa a ficar evidente somente após 48-72 horas da aplicação.

Uma sessão de Toxina Botulínica bem realizada retira aquela aparência pesada e envelhecida do rosto e proporciona um rosto mais leve, sem aparência de cansaço e ainda “abre o olhar”. A pele da área tratada também fica mais lisa e brilhante, como nas pessoas mais jovens.

Mas o uso de Toxina Botulínica (Botox® / Dysport®) pode trazer alguns riscos, principalmente quando aplicado por profissionais não médicos e por médicos não especialistas. Se mal aplicado, podem ocorrer complicações como ptose palpebral (queda da pálpebra que dificulte a visão), assimetrias faciais grosseiras, uso excessivo em locais não recomendados como lábios, e aplicação do produto em planos anatômicos errados. Por isso, só realize aplicação de Toxina Botulínica com médicos especialistas como Cirurgiões Plásticos e Dermatologistas.

Para região inferior da face, no tratamento dos lábios e sulcos mais profundos como o “bigode chinês” é recomendado o uso de preenchimedores como o acido hialurônico (saiba mais).

Além do tratamento das rugas de expressão com Toxina Botulínica é importante associar tratamentos para melhorar a qualidade da pele como peelings, Sculptra®, Skin Booster (Vital®) e lasers. Esses tratamentos amenizam as manchas da pele, promovem hidratação, estimulam produção de colágeno e consequentemente deixam a pele mais jovem e vistosa.

Além dos tratamentos para rejuvenescimento, é muito importante sempre adotar rotinas de prevenção das rugas, como hidratação da pele e uso de protetor solar, principalmente. Cremes e um boa alimentação também são essenciais.

OUTROS USOS DA TOXINA BOTULÍNICA

PARALISIA FACIAL

A paralisia facial é quando a pessoa possui uma paralisia dos músculo da expressão facial. Existem vários tipos e tratamentos para essa condição. A toxina botulínica é um dos tratamentos para essa doença e ela pode ser usada sozinha ou em conjunto com outras opções terapêuticas.

HIPERIDROSE

A hiperidrose é uma condição caracterizada pela transpiração anormalmente aumentada, além do exigido para a regulação da temperatura corporal. Pode atingir até 2% da população, e os locais mais acometidos são as axilas, os pés, mãos e o rosto. A toxina botulínica pode ser usada para melhora temporária desses sintomas. Existe também cirurgia [Simpatectomia torácica endoscópica (STE)] para os casos mais graves.

 

Dr Marco Vinicius Losso Longo - Cirurgião Plástico

 

Se você tiver alguma dúvida, por favor envia-la para: dr.marco.longo@gmail.com, ou deixe seu comentário abaixo.

Acesse nossa página do facebook

Saiba mais sobre Dr Marco Longo - Cirurgião Plástico / Plastic Surgeon - English Version

 

Comments are closed.