Harmonização Facial Cirúrgica – o que é isso?

Conheça as vantagens da Harmonização Facial Cirúrgica sobre a harmonização facial padrão.

A harmonização facial consiste na realização de procedimentos para corrigir as marcas do envelhecimento e também melhorar características estruturais para deixar o rosto mais “harmônico”, jovem e bonito. A maioria dos procedimentos são realizados em consultorio de forma rápida e sem necessidade da afastamento das atividades cotidianas.

Atualmente os preenchedores recomendados são absorvíveis e o uso de PMMA (Poli-metil-meta-acrilato) no rosto está proscrito. PMMA é uma especie de plástico não absorvível que migra no rosto conforme a pessoa envelhece. O principal problema consiste no fato de que os preenchedores absorvíveis (que se podem usar na face) "duram" entre 12 a 18 meses e por isso é preciso, reaplicar todos os anos vários mLs do produto.

A Harmonização Facial Cirúrgica se encaixa nessa lacuna para minimizar esse "problema" dos preenchedores absorvíveis, sem ter as maléficas e graves complicações do PMMA ("plástico" não absorvível).

Mas o que seria então, a Harmonização Facial Cirúrgica?

Seria o emprego de procedimentos um pouco mais invasivos, porém com resultados mais duradouros. Porém, ainda assim, podendo ser realizados em ambiente ambulatorial (sem necessidade de internação) e com período muito rápido de recuperação. 

Quais seriam esses procedimentos da Harmonização Facial Cirúrgica? 

O grande destaque no Harmonização Facial Cirurgica é a Lipoenxertia de FACE.  Na Lipoenxertia a gordura é coletada do corpo do próprio paciente - geralmente abdome, coxas ou joelho e então após processamento ela é enxertada nos locais onde é necessário preenchimento.

Fazer a revolumização facial com gordura (ao invés acido hialurônico) apresenta inúmeras vantagens:

  1. Para pessoas que necessitam mais de 4 ou 5 mL de ácido hialurônico, o custo-benefício da lipoenxertia já se torno vantajoso. Visto que o custo de se coletar 1 mL de gordura ou 40 mL é quase o mesmo. Em um procedimento padrão de lipoenxertia de face se usa de 30 a 40 mL de gordura podendo se colocar todo esse volume com o mesmo custo de 5 a 7 mL de ácido hialurônico.
  2. Outra vantagem é que enquanto o acido hialurônico é reabsorvido gradualmente entre 12-24 meses, a gordura que é enxertada (e permanece após o edema regredir) se mantém por vários anos. Isso gera um custo de manutenção muito menor depois. Por exemplo, com ácido hialurônico se deve fazer a reposição anual de volume em torno de 50% para manter os resultados. Após o uso da gordura, com apenas 1 ou 2 mL de ácido hialurônico, se faz essa manutenção e nesse caso a cada 1-2 anos. A manutenção se faz com preenchedores como ácido hialurônico porque se usa pouco volume.
  3. A gordura quando enxertada leva com ela, em torno de 3% de células-troncos  (meu doutorado foi sobre isso: o uso de células-tronco de gordura em regeneração de tecidos). Essas células-troncos são necessárias para o crescimento de novos vasos sanguíneos que irão irrigar a gordura enxertada. A lipoenxertia além de revolumizar o rosto, também promove uma melhorar da vascularização da pele. Com mais sangue, a nutrição da pele melhora e isso propicia uma maior produção de colágeno no local.
  4. Como na Harmonização Cirúrgica o paciente já está em campo cirúrgico estéril, outros procedimentos já podem ser facilmente incluídos, como Lipoaspiração de Pescoço (papada), Bichectomia e Microagulhamento Cirúrgico, Lip Lift, entre outros.
  5. Aumento do Mento com gordura é uma boa alternativa para pessoa que necessitam de pequenos aumentos, algo entre 2-3 mm de avanço e isso já é feito de rotina quando as pacientes fazem a Harmonização Facial Cirúrgica. 
  6. O uso de micro-fat-grafting para olheiras é um dos melhores tratamentos para coloração escura das olheiras. Os resultados são muito bons.
  7. O uso de nano-fat-grafing para estimulo justadérmico da pele, pode substituir o uso de bioestimuladores de colágeno como Sculpra® e Radiesse® com custo muito inferior.
Na harmonização facial cirúrgica é realizado a revolumização completa da face, visto que não há fator limitante de volume de preenchedor. Fazemos o chamado "Top Model Look" - quando se faz o preenchimento das regiões malares e zigoma, mandíbula e queixo, além da suavização da sulco do rosto. Outras correções necessárias são individualizadas.

Mas quais seriam as desvantagens dessa Harmonização Facial Cirurgica?

  1. A Principal desvantagem seria o tempo do procedimento: 30 minutos para preenchedor absorvível vs 60 a 90 minutos da Harmomização Facial Cirúrgica. 
  2. Edema um pouco maior, que melhora em alguns dias (3-4 dias) 
  3. Custo maior para quem necessita de poucos mL de ácido hialurônico.

Para quem é indicado a Harmonização Facial Cirúrgica:

  • Paciente que já vão para o centro cirúrgico para outras cirurgias plásticas, tem um excelente custo-beneficio para complementar a cirurgia com a Harmonização
  • Pacientes que necessitam de mais de 4-6 mLs de Ácido Hialurônico já compensa financeiramente fazer a volumização com gordura. Isso sem falar que a manutenção nos anos subsequentes se torna menos custosos.
  • Paciente que necessitam de mais procedimentos cirúrgicos no rosto como Bichectomia, lipoaspiração de papada ou aumento de mento (queixo).

Resumindo, a Harmonização Facial Cirúrgica é muito vantajosa para pacientes que já vão para outras cirurgias plásticas, para pacientes que necessitam outros procedimentos na face (Bichectomia, Lipo Papada, Mentoplastia, Blefaroplastia, Rinoplastia) e também para pacientes que necessitam de muito volume de preenchedores. Por ser um procedimento onde a gordura enxertada permanece, a manutenção posterior se torna mais facial e menos custosa aos pacientes.


Dr. Marco Longo - Cirurgião Plástico

Se você tiver alguma dúvida, por favor envia-la para: [email protected], ou deixe seu comentário abaixo.

Conheça o instagram do Dr Marco Longo

Acesse nossa página do facebook

Saiba mais sobre Dr Marco Longo - Cirurgião Plástico / Plastic Surgeon - English Version

Facebook Comments