Cirurgia plástica íntima feminina também conhecida como ninfoplastia tem por objetivo corrigir fatores que causam desconforto, baixa autoestima ou alteração estética na partes íntimas da mulher. A cirurgia íntima consiste na correção das alterações anatômicas locais, proporcionando uma melhora estética e funcional. Isso corrige eventuais desconfortos e promovem melhora na confiança e na autoestima da paciente.
As principais queixas das pacientes que procura esse tratamento são:
(a) aumento dos pequenos lábios da vulva: causa de prejuízo estético e funcional – podendo ocasionar dificuldade nas relação sexuais
(b) diminuição e flacidez dos grandes lábios: causa prejuízo estético devido a desproporção que existe entre os grandes e pequenos lábios
(c) aumento do monte de vênus: causando volume exagerado na região íntima;
(d) dificuldade nas relações sexuais: por desconforto com as partes íntimas junto ao parceiro
(e) impossibilidade ou vergonha de usar biquini ou roupas de academia: devido ao volume aumentado no local.
Essas alterações ocorrem devido a idade, genética, mudança de peso, gravidez e menopausa ou alterações hormonais. A cirurgia íntima é planejada conforma a queixa da paciente, sendo composta por tratamentos específicos para cada problema. Esses procedimentos podem ser feitos sozinhos ou associados, dependendo da necessidade. São eles:
1) NINFOPLASTIA
A cirurgia íntima para correção do excesso de pele nos pequenos lábios é chamada de Ninfoplastia ou Lábioplastia. Nesse cirurgia, o excesso de pele e mucosa é ressecado. A sutura é realizada com fios absorvíveis que não precisam ser retirados e “caem sozinhos” entre 2 e 3 semanas.
2) CORREÇÃO DOS GRANDES LÁBIOS
Se os grandes lábios estiverem flácidos e “caídos” é realizado o lift de grandes lábios (que geralmente é feito de rotina nas abdominoplastias). Se os grandes lábios estiverem sem volumes, é realizado uma enxertia dos grandes lábios com gordura que é retirada de outro local da paciente.
3) CIRURGIA PARA REDUÇÃO DO MONTE VÊNUS
Se a região do púbis estiver com muito volume, como em pacientes com ganho de peso, ou devido causa genéticas, é realizada uma lipoaspiração do local e também, se necessário, é associado o lift do local (que corrige também os grandes lábios).
ANTES DA CIRURGIA
Além da avaliação da cirurgia íntima em si, são realizados exames pré-anestésicos e programação cirúrgica.
CUIDADOS APÓS A CIRURGIA
No caso de cirurgia íntima de ninfoplastia, deve ser respeitado um período de quarentena, sem relações sexuais que varia de 30 a 45 dias, a depender da cicatrização. Também são necessários cuidados locais com higiene.
Esforço físico moderado como dirigir são liberados a partir de 10 - 14 dias. Atividades físicas serão liberadas em torno de 4 semanas.
IDADE: Qualquer idade (adulta)
ANESTESIA: Local com sedação
DURAÇÃO DA CIRURGIA: 30-40 min
TEMPO DE INTERNAÇÃO: 12 horas
CICATRIZ: no local. Fica imperceptivel.
TEMPO DE RECUPERAÇÃO: 3-6 dias
EXERCÍCIOS: Após 4 semanas. Atividade sexual após 4 a 6 semanas.
Dr Marco Longo - Cirurgião Plástico
Se você tiver alguma dúvida, por favor envia-la para: [email protected], ou deixe seu comentário abaixo.
Acesse nossa página do facebook
Saiba mais sobre Dr Marco Longo - Cirurgião Plástico / Plastic Surgeon - English Version
Facebook Comments