FACELIFT
Facelift ou Ritidoplastia é a cirurgia para rejuvelhecimento da face. Nessa cirurgia é retirada o excesso de pele do rosto e ainda a pele é levemente esticada para parecer mais jovem. O excesso de pele do pescoço também é tratado para um melhor resultado. Além da pele, as estruturas mais profundas também são tratadas (chamado SMAS – Superficial Muscular-Aponeurotic System). Nas técnicas mais modernas de FaceLift também são realizados enxertias de gordura para reposição de volumes faciais que se perdem com o passar dos anos.
O Facelift pode ser indicado para as pessoas das mais variadas idades, desde os 35-40 anos (mini-lift) até os 70-80 anos (Facelift secudários). Mas isso não quer dizer que necessariamente um paciente de 40 anos já precise de um mini-FaceLift. A indicação varia de pessoa a pessoa e depende muito do estado e da qualidade da pele do rosto.
O FaceLift é uma cirurgia cada vez mais realizada. Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido e com a “imagem pessoal” sendo até um fator diferencial, nos Estado Unidos por exemple, o FaceLift é considerado até um investimento na carreira profissional. Um modo de se manter mais tempo no mercado de trabalho, visto que com um facelift bem executado a pessoa fica com uma aparência 10-15 anos mais jovem.
Tipos de Facelift:
Mini-FaceLift – corresponde a um procedimento de Facelift de menor porte e geralmente é realizado em pessoas de 40-50 anos que tem uma pequena flacidez que não pode mais ser corrigida com métodos de cosmiatria (preenchimentos, botox, lasers, peelings).
FaceLift – corresponde ao tratamento Standard. É a cirurgia completa do rosto com os maiores e melhores resultados, Nessa são corrigidas as regiões do rosto e pescoço e ainda pode ser associado a correção da região da fronte (testa) com o BrownLift. Frequentemente essa cirurgia é associada com a blefaroplastia (plástica das pálpebras) e lipoenxertia da face.
BrownLitf – corresponde a etapa do FaceLitf que corrige a região da testa e sobrancelha. Em casos leves, essa cirurgia pode ser substituída pelo uso de toxina botulica (BOTOX / DYSPORT). Frequentemente, ocorre a associação do BrownLift com Blefaroplastia.
PROCEDIMENTOS ASSOCIADOS:
Lipoenxertia da Face (saiba mais): o enxertia de gordura no rosto visa repor os volumes faciais que são perdido com o passar do tempo. Esse procedimento quase sempre é associado aos FaceLifts, mas pode ser realizado sozinho em pacientes mais jovens que ainda não tem indicação de um FaceLift.
Blefaroplastia (saiba mais): é a cirurgia plástica das pálpebras, quase sempre associada aos FaceLifts, porém muitas vezes é realizada anos antes do Facelift quando necessário. Pode ser associada a lipoenxertia de face, brownLift ou mesmo lipoaspiração de mento.
Lipoaspiração de mento (saiba mais): consiste na lipoaspiração do pescoço e pode ser associado ao FaceLift ou realizado anos antes caso a paciente já tenha indicação.
Lip Lift (saiba mais): o lift de lábios. Frequentemente associado aos Facelift e pode até ser considerado como uma parte da cirurgia, visto que os lábios assim como as outras partes do corpo, como o passar dos anos, fica alongado e flácido.
Bichectomia (saiba mais): consiste na cirurgia para retirada da gordura das bochechas (bola de Bichat). Pode ser associada ao Facelift. Pode parecer paradoxal, mas em muitas pacientes, retirarmos a gordura em excesso da bochecha com uma Bichectomia e enxertamos gordura em outros locais da face, como região malar e sulcos.
INCISÃO DA CIRURGIA (LOCAL DA CICATRIZ)
Uma das preocupações mais recorrentes das pacientes é com a cicatriz do FaceLift. As cicatrizes da cirurgia ficam todas escondidas ou “camufladas” em dobras de pele. A pele do rosto é a pele que possui a melhor cicatriz do corpo. As cicatrizes do procedimento fica dentro do cabelo ou bem na borda do cabelo, no contorno da orelha (dobra da orelha – quase imperceptível) e atrás da orelha.
ANTES DA CIRURGIA
AVALIAÇÃO MÉDICA: A paciente deve passar em consulta para a avaliação detalhada e escolha da melhor opção de cirurgia em conjunto com o cirurgião. Uma cuidadosa avaliação de saúde é realizada, visto que os pacientes candidatos a essa cirurgia, muitas vezes, possuem uma idade mais avançada.
EXAMES: serão solicitados exames pré-operatórios que incluem exames de sangue, de urina, Raio-X de Tórax, Eletrocardiograma, Teste ergométrico e se julgar necessário – avaliação com cardiologista e outros exames.
MARCAÇAO DA CIRURGIA:
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia local com sedação ou anestesia geral.
A cirurgia dura de 4 a 5 horas e o paciente dorme uma noite no hospital.
APÓS A CIRURGIA
É necessário usar compressas frias nos primeiros dias.
Evitar exposição solar até diminuir o edema (inchaço) e as ecmoses (roxos)
Após a cirurgia deve-se ter o cuidado de não realizar esforços físicos intensos.
Banho, alimentação, escovar os dentes estão liberados desde o primeiro dia.
Atividades cotidianas leves e trabalhos que não exijam esforço físico estão liberados após 1 semana.
Atividades físicas serão liberadas em torno de 4 semanas.
IDADE: A partir dos 35-40 anos
ANESTESIA: Local com sedação ou Geral
DURAÇÃO DA CIRURGIA: 4-5h
TEMPO DE INTERNAÇÃO: 12 – 24 horas
CICATRIZ: Ao redor da orelha
TEMPO DE RECUPERAÇÃO: 1 – 2 semanas
EXERCÍCIOS: Após 4 semanas.
Esse procedimento só deve ser realizado por Cirurgião Plástico habilitado, após cuidadosa avaliação médica.
Dr. Marco Longo – Cirurgião Plástico
CRM SP 122172 | RQE 58398
Siga-nos no Instagram:
https://www.instagram.com/drmarcolongo/
Acesse novo canal do Youtube :
https://www.youtube.com/@drmarcolongo
Saiba mais sobre Dr Marco Longo – Cirurgião Plástico
Se você tiver alguma dúvida, por favor envie para: dr.marco.longo@gmail.com